-
Arquitetos: Thomas Löwenstein
- Área: 120 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Alejandro Gálvez
-
Fabricantes: Arauco, LP, Teka, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada proximamente ao Balneário de Los Molles, na quinta região, em um terreno de meio hectare, com grande inclinação, de onde se tem principal domínio da cordilheira da costa; tanto que o mar aparece tangente e longínquo.
Escolheu-se a área mais plana do terreno para situar a moradia. Definiu-se uma borda anterior no terreno que delimita um espaço exterior e confere espessura à área de acesso; e um limite posterior, no encontro do perímetro da moradia e da forte inclinação.
O projeto surge da combinação entre níveis e vistas que, por um lado possibilitam relações de continuidade espacial e, por outro, conectam o interior da moradia com a paisagem distante.
No primeiro pavimento foram redefinidos os principais níveis topográficos e os percursos que existiam no terreno natural para conservar o deslocamento na inclinação condição que, em combinação com o tamanho e orientação dos vãos, emolduram de forma constante novos horizontes de praia e vale.
Foram definidos volumes principais de 1 e 2 pavimentos, respectivamente. O de menor altura, que não interfere na vista para a montanha ao descender até a moradia, corresponde no primeiro nível à área de hóspedes e no segundo a um terraço panorâmico onde se localiza a banheira de hidromassagem.
O volume de dois pavimentos, de espaços comuns interiores e exteriores no primeiro e dormitórios no segundo, está rotacionado em relação ao anterior, orientando suas vistas para a baía e a vista perpendicular para o mar desde o dormitório principal.
A fachada oeste, que enfrenta a inclinação, é planejada como uma superfície contínua e fechada, que acomoda apenas as aberturas necessárias para iluminar os espaços de circulações, distanciando, no caso do primeiro pavimento, o estar e jantar e, no segundo, os dormitórios da entrada de radiação solar direta.
A fachada sudeste, cujo perímetro é mais sinuoso, acomoda os espaços intermediários e aberturas de maior tamanho que estão orientadas às principais vistas.
A materialidade do projeto é principalmente madeira, tanto em estrutura como em revestimento. A cor negra e a iluminação medida e tênue conseguem dissolver o volume ao anoitecer e, desta forma, fazer com que ele se perca na paisagem.